Você acha que os outros entendem as suas ideias? Você pode se fazer entender claramente sem gerar discussões? Melhorar a comunicação é a chave para forjar relacionamentos fortes e saudáveis. A expressão dos sentimentos é vital para a convivência e para o relacionamento com as pessoas que estão ao nosso redor, em todas as áreas de nossas vidas. Queremos refletir sobre o fenômeno da comunicação interpessoal e sobre como isso afeta sua vida. Vamos falar sobre isso…
Um estudo realizado na Universidade de Piura, no Peru, em 2013, afirma que 70% das pessoas têm relacionamentos interpessoais frágeis: amigos, namorados ou colegas onde os vínculos estabelecidos são laços de curto prazo. Essa fragilidade é resultante de pouco diálogo e pouco conhecimento mútuo.
O uso de celulares e computadores, que muitas vezes são indispensáveis para o trabalho ou estudo, faz com que aos poucos se perca o contato direto com as pessoas e a capacidade de se comunicar; perde-se o vínculo “face a face”.
Até quando?
O estresse é, sem dúvida, uma das heranças do século 20. As sociedades são cada vez mais complexas. Aumento da população, maior carga de trabalho, pressões profissionais, etc. As pessoas precisam trabalhar cada vez mais e as famílias passam cada vez menos tempo juntas. E aí que as preocupações e as ansiedades começam a se instalar em nossa mente.
É difícil dormir pensando em tudo o que você tem para fazer no dia seguinte; você toma cada vez mais café; utiliza a hora do almoço para resolver problemas, fazer compras ou reuniões na escola das crianças. E se você for estudante, usa todos os horários livres para estudar ou fazer os trabalhos.
Enfim, você se sente cansado ou cansada, mas não consegue dormir. Quando está no trabalho, pensa em tudo o que tem para fazer em casa. Quando chega em casa, se joga no sofá e fica pensando em todas as coisas pendentes. A pergunta é: Até quando você vai fazer isso? Você pensa em fazer alguma coisa para melhorar sua qualidade de vida?
Hoje é um bom dia para começar uma mudança, para começar a se liberar das pressões que afetam a sua vida.
Na vida diária é difícil para você se relacionar com os outros de forma fluida. É difícil criar relacionamentos com seus colegas de trabalho ou escola. Seus amigos são os mesmos desde que você era criança. Você não consegue ter uma conexão significativa com o seu parceiro, é difícil propor um tópico sem acabar em discussão. Quando você consegue expressar seu ponto de vista, sempre tem a sensação de não ter dito tudo aquilo que pensava. Se você se identifica com estas situações, acreditamos que é importante avaliar sua comunicação com os outros.
Reflita sobre essas situações do dia a dia e veja se você se identifica com elas:
Comunicação na família
Quando os membros de uma família não têm uma boa comunicação, parece que nada funciona. Uma família que não se comunica enfrenta problemas na rotina, nos horários e principalmente nos objetivos em comum. Um pai que não se entende com a mãe; filhos que não sabem em quem prestar atenção ou em quem confiar, são situações reais e frequentes. Se o pai e a mãe não estão de acordo com seus objetivos, com a educação dos filhos e com outras questões relacionadas à convivência, esse grupo pode entrar em crise e desmoronar. Por isso, a boa comunicação entre os membros da família faz com que todos trabalhem pelo mesmo objetivo, um desenvolvimento comum. Assumir tarefas, papéis e responsabilidades implica primeiramente uma conversa clara sobre aonde querem chegar como uma família unida, implica ter um propósito comum.
Cuidando dos vínculos
Quando temos dificuldade para nos comunicar parece difícil criar vínculos com amigos ou pessoas próximas. Até fazer novas amizades é um problema. Podemos acabar isolados de nossos colegas e nos acostumar com isso. Os outros podem achar que isso é desinteresse da sua parte. Sem perceber, estamos sozinhos e parece que ninguém presta atenção em nós.
Reconhecer que temos dificuldade na comunicação nos permite buscar o diálogo. Quando nos relacionamos, fazemos perguntas triviais motivando a resposta do outro, é uma maneira de ampliar uma conversa e nos mostrar interessados. Talvez no início seja difícil, mas conseguir uma boa comunicação é algo que se desenvolve com o hábito e com a prática. Somos seres sociais e comunicativos por natureza.
Falta de comunicação no trabalho
A comunicação ruim no ambiente de trabalho pode custar o emprego de alguém. Não é raro encontrar pessoas que são extremamente capazes para uma função, mas que não conseguem se comunicar bem com sua equipe ou com seus colegas de trabalho. Saber transmitir a sua opinião, as suas ideias, as suas expectativas e os seus objetivos é importante para quem trabalha com você, para que possam saber claramente o que esperar de você, como agir, dar sugestões ou trabalhar em equipe em um projeto ou uma ideia.
Estamos aqui para te ouvir!
A boa comunicação pode fazer diferença em sua vida.
Você já pensou como é importante transmitir uma ideia de forma clara e direta? Será que as pessoas entendem o que você está tentando comunicar? Há muita coisa por trás de uma comunicação eficiente. Veja um pouco mais nesse vídeo.
A linguagem verbal e não-verbal
Não é possível imaginar um mundo sem comunicação. As sociedades sempre foram construídas através da comunicação; ela facilita a transmissão da cultura. E o que significa se comunicar? É apenas enviar uma mensagem para um receptor, ou é mais do que isso? Existem outros fatores que fazem parte e permitem a comunicação. Esses fatores determinantes são: O que dizemos; como dizemos e como comunicamos através do nosso corpo. É linguagem verbal e não-verbal.
Através da comunicação o indivíduo pode se expressar, transmitir ideias e sentimentos. Quando se trata de dizer o que sentimos, pode ser um pouco mais difícil, talvez porque não somos eficientes ao nos expressarmos, ou porque não sabemos como fazê-lo. Devemos nos perguntar se isso é frequente, se é um defeito pessoal. O fato é que os humanos cometem muitos erros quando se trata de comunicar seus sentimentos. Para melhorar a comunicação, devemos ser eficazes na hora de nos expressar. Devemos utilizar linguagem verbal e não-verbal. Estou me comunicando bem com os outros? Como posso ter certeza disso?
Sabendo que existe linguagem verbal e linguagem não-verbal, observe os aspectos abaixo na hora de se comunicar:
- Mantenha contato através do olhar.
- Preste atenção à sua postura corporal e aos seus gestos. A linguagem não-verbal também comunica.
- Respeite e mantenha certa distância. Observe se o contato físico é possível ou necessário.
- Saiba captar o que a outra pessoa está dizendo; seja capaz de aceitar pontos de vista diferentes dos seus.
- O conteúdo que está sendo transmitido deve ser sincero.
- Deixe clara a sua intenção. Qual é o propósito do que eu quero comunicar? Devemos sempre ter isso em mente ao iniciar uma conversa.
Como ouvir melhor
A comunicação não é apenas sobre o que eu quero transmitir, mas também sobre o que a outra pessoa tem a dizer. Para que a comunicação seja eficaz devemos aprender a ouvir o outro. Ouvir não se trata apenas do processo biológico auditivo, mas envolve a utilização da nossa empatia. Crie um espaço onde o outro se sinta confortável para falar. Para isso, devemos primeiro deixar de lado todos os preconceitos ao nos comunicarmos com os outros. Somos todos diferentes e a comunicação é um processo que envolve diversas experiências de vida. Observe as dicas a seguir:
- Procure ouvir mais do que falar. Deixe que a outra pessoa fale.
- Repita para a pessoa o que você acha que ouviu, mas utilize palavras diferentes.
- Tenha uma atitude de predisposição a entender na hora de conversar. Tente ser o mais objetivo possível.
- Preste atenção ao que você está dizendo e tente se colocar no lugar de quem está falando.
- Estude a comunicação não-verbal. É importante prestar atenção nos gestos, expressões faciais, posições corporais e outros sinais, já que grande parte da comunicação é dada por meio dessa linguagem.
- Se for possível, fique confortável. É mais fácil se concentrar e ouvir de maneira eficaz quando estamos bem acomodados.
Como falar efetivamente
Muitas situações na vida nos fazem pensar em como nos comunicar efetivamente com colegas de trabalho, familiares e amigos. Falar efetivamente é extremamente importante. Ao expressar ideias, trocamos informações. E a influência sobre os outros e as atitudes que você toma moldam os relacionamentos. Por isso é necessário desenvolver a capacidade de se comunicar de forma eficaz. Seguem algumas dicas básicas para ter em mente na hora de falar:
- Utilize um tom e volume da voz adequados ao que se está transmitindo.
- Depois de ouvir com atenção, você estará pronto para desenvolver alternativas ou soluções para o que foi proposto. Nesse estágio é conveniente deixar a pessoa tirar suas próprias conclusões.
- Considere os gestos, a postura física e as expressões faciais na conversa. Isso comunica mais do que o que vamos dizer com palavras.
- Explore o tema. Depois de ouvir alguém, podemos fazer perguntas para obter informações adicionais e mostrar interesse.
- Tome uma atitude positiva com a pessoa. É sempre bom se comunicar com alguém assim.
- Uma motivação adequada é o que determinará o processo comunicativo. O respeito pelo outro é fundamental.
Duas vias
A comunicação é um processo de duas vias. Você pode estar disposto a transmitir uma mensagem, mas não estará comunicando até que a outra pessoa esteja recebendo essa mensagem. Procure a hora certa, o ambiente certo, e veja se a pessoa está em condições de receber o que você quer comunicar. Você pode fazer para si mesmo as seguintes perguntas:
- O quanto eu conheço dessa pessoa?
- Que interesses e valores ela apresenta?
- O que eu e essa pessoa sabemos sobre o que vamos conversar?
- Como essa pessoa normalmente se comporta comigo?
- A pessoa tem interesse no que eu vou comunicar?
- Qual a postura dessa pessoa frente ao tema?
Estamos aqui para te ouvir!
E O QUE MAIS?
A comunicação é essencial na vida do ser humano, forja a nossa cultura e os relacionamentos com os outros. É mais que uma ação biológica de transmitir com sons ou gestos uma mensagem que quero compartilhar com alguém, pois quem a receberá também terá algo a dizer ou contribuir. Para alcançar sua verdadeira eficácia, a comunicação envolve o ato de ouvir e a nossa capacidade de escutar, gesticular e transmitir mensagens com a postura corporal; envolve nossa capacidade de perguntar, falar, compartilhar e entender. Como indivíduos, devemos procurar a boa comunicação, a comunicação eficaz, que é alcançada através da empatia e o interesse em ouvir e cuidar do outro. Foi assim que Jesus fez quando esteve aqui na Terra no meio das pessoas. Ele se colocou no meio de nós, e usou a linguagem do povo, os sofrimentos e as experiências do povo para transmitir sua mensagem. Pense nisso.