Por Arturo Rickman, pastor no Panamá.
Quando alguém está sofrendo uma dor emocional, pode sofrer de dores físicas e outros problemas de saúde. Em alguns casos, a nossa saúde emocional também pode afetar a saúde espiritual e outras partes da nossa vida. Ser capaz de perdoar pode ter um papel importante na nossa saúde de um modo geral.
Isso é compreensível, já que o perdão está realmente no centro da nossa vida espiritual. O perdão traz esperança e paz. Lemos no evangelho de Mateus, que “se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês” (Mateus 6.14-15). Ou seja, é fundamental considerarmos o quanto o perdão é importante para nós e para as outras pessoas.
Mas, o que é o perdão?
Perdoar tem significados diferentes para pessoas diferentes. Mas, geralmente implica a decisão de “deixar pra trás” o rancor e os pensamentos vingativos. Talvez sempre exista a lembrança do ato que foi praticado ou falado, mas o perdão pode diminuir o efeito desse ato sobre você, pode te ajudar a libertar-se daquela pessoa que te feriu.
Perdoar não significa esquecer tudo, nem encontrar desculpas para o dano que foi causado a você. E não significa, necessariamente, reconciliação total com a pessoa que te feriu. Mas, perdoar dá uma paz que ajuda a seguir com a vida. “Deixar pra trás” os rancores e a angústia pode ajudar a saúde, dando mais paz e tranquilidade à pessoa. Algumas pessoas conseguem perdoar mais facilmente que outras. Mas, certamente todos podemos aprender a perdoar um pouco mais.
Do ponto de vista dos cristãos, o caminho da fé começa no Batismo que nos dá uma nova vida em Jesus e nos reconcilia com Deus, o nosso Pai Eterno. Uma vez que somos filhos batizados e perdoados por Deus, temos todas as condições de perdoar a qualquer um que nos cause algum tipo de mal.
A ideia central é:
Deus nos leva a perdoar porque sabe que o perdão pode nos trazer paz e uma vida mais saudável. Inclusive, a comunidade científica confirma os benefícios saudáveis do perdão. Deus nos mostra o melhor exemplo de perdão através da cruz, onde Jesus se sacrificou para que pudéssemos receber o perdão dos pecados e a vida eterna com ele nos céus. “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
Como filhos de Deus, pedimos a ele que possamos conhecer a alegria e a paz de sermos perdoados e de perdoar os demais. O perdão nos dá saúde, liberdade e paz.