Por Victoria Aviles, Cidade do México
Tenho que admitir que escrever este post não foi fácil…
Estou atualmente no processo de aprendizagem, depois de um acontecimento difícil na minha vida. E devo confessar que isso me levou a refletir sobre o fato de que não é só com os erros que aprendemos, mas também com as situações cotidianas, com as perdas, doenças, traições, abandono, dores e desgostos. Todas as circunstâncias nos ensinam algo.
Às vezes, as pessoas cometem erros ou tomam decisões que podem nos causar muito sofrimento, e é em meio a isso que temos a oportunidade de aprender e mudar. Essas circunstâncias nos ensinam sobre nossa capacidade de amar, perdoar, continuar, confiar e ter esperança. Se permanecermos presos à dor, ao sofrimento, ao ressentimento e à culpa, não teremos aprendido nada de bom e isso nos impedirá de continuar.
Nenhum processo é simples, não existe uma fórmula para que a dor não nos afete, e cada indivíduo passa pelo sofrimento de formas diferentes. Alguns de nós sentimos que o medo e a dor nos paralisam, outros devem passar pela mesma situação várias vezes antes de aprender, outros assimilam mais rápido, mas a realidade é que todos nós passamos por situações que nos fazem aprender, e essas mesmas situações nos ajudarão a enfrentar outras no futuro, porque a verdade é que neste mundo temos que enfrentar muitos problemas, mas também temos esta bela promessa que eu adoraria compartilhar com vocês:
“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Isaías 41.10 – NTLH).
Não vamos desanimar diante das situações que estamos passando, seja por erro nosso ou por causa de alguém que amamos, vamos confiar que o nosso Pai Celestial está conosco em meio às provações. Ele nos sustenta e nos ajuda a carregar nossos fardos.
Lembre que a nossa vida não é estática, teremos altos e baixos, passaremos por momentos de alegria, tristeza, espera e silêncio.
Se, hoje, você está no processo de se reconectar com sua identidade de filho de Deus, se você sente que caiu, o Senhor Deus pode levantar e sustentar você.
Não deixe que os erros entristeçam a sua alma ou perturbem o seu coração. Em todas as circunstâncias, Deus dará forças para você seguir adiante.
Conheça nosso conteúdo sobre “Como está a ansiedade”