Um dos maiores desafios que enfrentamos em nossa vida é a criação dos filhos, uma tarefa nada fácil. São tantas situações que nos envolvem na rotina diária que perdemos de vista esta tarefa primordial. Qual seria a coisa mais importante para ensinar aos nossos filhos? Estou cumprindo bem essa tarefa? Como posso ser um bom pai ou uma boa mãe? Vamos falar de cinco princípios práticos que irão ajudar você a estabelecer uma relação duradoura e frutífera com seus filhos, transmitindo valores que irão durar por toda a vida.
2,7 milhões
2,7 milhões de crianças nunca tiveram seu nascimento registrado. (UNICEF – America Latina)
24,5 mil
24,5 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídios em 2015. (UNICEF – America Latina)
3,9 milhões
3,9 milhões de crianças com menos de 5 anos estão com sobrepeso. (UNICEF – America Latina)
Não há livros, manuais ou fórmulas perfeitas, já que devido à nossa complexidade humana, cada criança é única e maravilhosa. No entanto, existem princípios básicos que precisamos levar em conta e trazer para dentro de nossas famílias, para que estas sejam fundamentadas no amor, na solidariedade, na compreensão e no respeito.
Aqui em Vivenciar.net vamos conversar sobre os princípios que envolvem este grande desafio que temos diante de nós. Criar os filhos é uma tarefa linda que devemos desfrutar e assumir com responsabilidade, começando por entender que cada filho é uma bênção na vida dos pais, e não um fardo que carregamos até que sejam adultos
Quer saber mais? Que tal falarmos dos princípios básicos e como colocá-los em prática?
A palavra compromisso pode ser entendida como a obrigação assumida por uma pessoa em relação a algo ou a alguém. A partir daí entendemos que quando nos comprometemos com alguém, e nesse caso estamos falando de nossos filhos, estamos vinculados a eles desde o momento presente até um futuro que é incerto, que não sabemos como será. Apesar disso, estaremos presentes, dando o melhor de nós mesmos, sendo solidários a eles mesmo sabendo que eles não estarão em condições de nos retribuir por tudo o que faremos. Compromisso com os filhos significa uma entrega total de nossa parte para que eles cresçam e se desenvolvam como seres humanos.
Em um mundo em que é tão difícil ver as pessoas assumirem e cumprirem seus compromissos, educar os filhos para a vida implica em levar esse compromisso até o fim, sem medo de se machucar, de perder a liberdade, de amar incondicionalmente.
Assuma que nenhum de nós é perfeito, mas se os filhos foram confiados a nós, não perca a motivação e a esperança. Se você está comprometido com a criação dos filhos e está preocupado, buscando orientação, já está indo por um bom caminho.
Todos gostaríamos de poder ter mais tempo para ficar com os filhos, mas a grande pergunta é: “como arrumar tempo em meio a essa rotina cansativa e agoniante?”
Então, aí vão algumas sugestões que podem ajudar nessa questão:
A disciplina é algo que faz parte da vida das crianças. Obedecer faz parte da vida. Temos uma tendência de fazer as coisas do jeito que achamos mais fácil, ou do jeito que é melhor para nós. Por isso é preciso orientar os filhos desde pequenos a assumir certas regras e práticas que estão pautadas no bem-estar, na ética e no amor. Seguimos estas regras porque são boas para nós, não prejudicam os outros e nos ajudam a viver bem em sociedade.
É claro que quando os filhos não respondem a estas regras é necessário corrigi-los. Infelizmente, muitos pais recorrem à violência, seja ela física ou verbal, para tentar impor a disciplina aos filhos. A violência pode fazer com que a criança entenda que isso é uma forma normal de alcançar os resultados, de atingir os objetivos, e pode querer agir da mesma forma com as pessoas.
Precisamos mostrar às crianças a relação que existe entre uma conduta ruim e suas consequências, mas sem violência. Se queremos ensinar as crianças a serem responsáveis por seus atos, a estratégia é mostrar as consequências lógicas de suas escolhas. Ao mesmo tempo, estaremos ensinando a elas a realidade da vida adulta.
Ajudar nossos filhos a construir sua autoestima é uma responsabilidade que faz parte das funções de pai e mãe. Existem os “dez mandamentos” que ajudam a desenvolver na criança uma autoimagem positiva e saudável a partir da vida em família:
Aprender a lidar com os conflitos é, de fato, uma das tarefas mais desafiantes no processo de educar os filhos. A saúde da nossa família não depende de haver ou não conflitos, mas da forma como tratamos cada uma destas situações. Leve em conta as seguintes sugestões:
Agora que você conhece estes cinco princípios básicos para a educação e criação dos filhos, que tal responder às perguntas do Quiz a seguir? No final, você pode ler uma mensagem que preparamos para você, e ainda tem a conclusão do assunto.
Agora é a hora para começar a envolver-se e intervir na educação e na vida dos filhos de maneira saudável e positiva. Os cinco princípios básicos ajudam você a avaliar como está a sua atuação nesta tarefa. Lembre que quanto mais tempo você compartilhar com eles, mais oportunidades terá para ensinar e prepará-los para a vida. Se queremos que nossos filhos se sintam à vontade para confiar e compartilhar seus sonhos, seus problemas, seus sentimentos e aspirações, devemos dedicar tempo a eles e entregar-lhes um amor genuíno e desinteressado. Não é possível construir uma família saudável quando não estamos presentes em suas vidas, ou quando só estamos suprindo suas necessidades básicas.
Há muitas oportunidades que surgem uma vez só em nossas vidas, e nas vidas de nossos filhos. Se não estivermos com eles nestes momentos importantes, alguém vai estar lá e ajudá-los. E nem sempre isso irá levá-los a uma boa decisão.
Você tem pela frente uma das maiores responsabilidades, e ao mesmo tempo a maior bênção que uma pessoa pode receber, ser pai, ser mãe, educar um filho para uma vida na terra. Não tenha medo! Assuma esse compromisso com amor e dedique-se ao máximo. Seus filhos irão perceber isso e irão amar você para o resto da vida.
“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”.