Por Omega Martínez, Diretora de CPTLN México.
“Tá todo mundo salvo!” Essa é uma frase que aparecia em algumas brincadeiras de crianças, daquelas mais antigas. Quando uma equipe estava em desvantagem, por exemplo, e um dos membros que ainda não havia sido capturado chegava a um lugar específico e gritava “Todo mundo salvo!” Toda a equipe estava livre, de volta ao jogo. Todos tinham uma nova chance de vencer novamente. E assim os amigos se ajudavam e a brincadeira seguia adiante. A gente sempre contava com os amigos para nos salvar.
E hoje em dia? As coisas mudaram bastante, não é mesmo? Estamos ocupados com nossas vidas, na escola, na família, no trabalho: “Mal consigo viver, como vou cuidar de outra pessoa?” Ou, talvez pensemos “não preciso de ninguém, vou me virando muito bem”. O que aconteceu? Quando foi que as coisas mudaram tanto? Onde estão aqueles amigos em quem podíamos confiar? Eles podem confiar em mim? Quando eu comecei a ser tão indiferente?
A verdade é que os contratempos da vida me ensinaram que ninguém foi feito para viver sozinho. Às vezes pensamos que não precisamos de ajuda, que somos capazes de resolver qualquer problema, e de certa forma é verdade, nós temos a capacidade de resolver conflitos. Mas há momentos em que a vida revela nossa incapacidade de enfrentar determinadas situações, quando precisamos de alguém para nos “dar uma mãozinha”. E, geralmente, a nossa primeira rede de apoio é a família e, muitas vezes, um bom amigo.
Agora, a pergunta é a seguinte: somos gratos às pessoas que nos ‘salvam’? Espero que a resposta seja sim, porque muitas vezes demoramos a pedir ajuda, demoramos até o ponto de quase não ter mais saída para um problema. E aí, neste ponto, nos damos conta que não estamos sozinhos, e sempre encontramos alguém disposto a nos socorrer. E é preciso ser grato a cada uma destas pessoas.
Agradecer nunca sai de moda. Às vezes nos acostumamos com as coisas e achamos que são tão normais que nem nos damos conta de sua existência. Que tal agradecer pela vida, pelos sentidos, pelos nossos pais, nossos avós, pelo trabalho, pela comida ou pelo novo dia que nasce sempre?
Hoje as coisas não são tão diferentes de quando você brincava e gritava “Todo mundo salvo”. Você pode ter certeza que existe alguém que está disposto, esperando por você, procurando por você de novo e de novo, para estar ao seu lado e te salvar.
É Jesus. Ele quer te acompanhar e salvar todos os dias. Salvar você de quê? De comportamentos autodestrutivos, da solidão, da tristeza e desesperança; ele quer que você recupere a alegria confiando nele e naquilo que ele fez por você, certo de que ele está ao seu lado nas dificuldades, te acompanhando e guiando em todos os dias da sua vida.
Conheça nosso conteúdo sobre “Perdoar é uma bênção!”