Por Victoria Aviles, Cidade do México
Quando ouvimos falar em violência, podemos imaginar diferentes cenários e pensar nas mais diversas situações; é que a violência no mundo atingiu níveis nunca antes imaginados.
Mas, de onde vem a violência? O que nos leva a agir com raiva e ódio uns dos outros, ou até mesmo contra outras espécies? Eu gostaria de ter uma resposta definitiva para isso, mas acho que não existe. O que eu acredito é que intolerância, desespero, frustração, dor, descaso e raiva são emoções que experimentamos em algum momento de nossas vidas e que fazem parte da natureza humana.
E essas emoções podem nos levar a gerar violência. Mesmo que pensemos em violência como uma ação física de agressão, a violência também pode se manifestar de forma verbal, psicológica, econômica ou sexual. A falta de tolerância para com o próximo nos lança em um abismo profundo, que nos destrói completamente.
Vamos refletir, quantas vezes já fomos intolerantes? Quantas vezes pensamos na violência como solução para alguma situação? Acho que todos nós, em algum momento de nossas vidas, nos sentimos profundamente dominados por essas emoções.
Na Bíblia percebemos que os ensinamentos de Jesus são direcionados ao amor. E quanta falta isso faz no mundo em que vivemos. O amor, aquele sentimento de que falamos constantemente, que muitos de nós sentimos, que alguns querem experimentar, que parece tão pequeno e insignificante com suas quatro letras, mas que engloba tantas coisas que não poderíamos terminar de falar hoje… AMOR, como seria maravilhoso amarmos a nós mesmos e aos outros.
Nestes tempos em que a violência parece só aumentar, devemos ter esperança e permanecer no amor, pois ele faz parte de nossa vida diária. “Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados” 1Pedro 4.8 (NTLH). Essas belas palavras não só nos motivam a amar uns aos outros, mas também nos levam a descansar na promessa de que esse amor supera tudo o que nasce de ruim em nossos corações.
Por isso nos convém amar como Jesus nos amou, ver o mundo e o nosso próximo com os olhos do amor. Isso nos dará uma perspectiva diferente. Pode ser difícil e um caminho de muito aprendizado, mas até nos caminhos mais difíceis encontraremos uma oportunidade de amar.
Ame você também, porque foi o amor de Jesus que nos salvou.